Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Alternativa para "CLEAN"

Boa noite, Professor!

Tudo bem?

Na frase "Just like you always forget to clean your room", "to clean" poderia ser substituído por "clean up"?

2 respostas

Olá Kaio,

Vou me aventurar a responder aqui, mas creio que o Professor Fabricio possa nos esclarecer melhor.

Eu também as vezes tenho dúvidas, quando utilizar o verbo sem preposição ou phasal verb , ou então fico me perguntando o porque da utilização da preposição, se não muda tanto o sentido assim.

Nessa frase e pelo contexto, creio que o uso do clean up é um excesso desnecessário, uma vez que ele sempre esquece de limpar o quarto dele , imagina fazer uma faxina completa, right?

Cleaning (limpeza) é um termo genérico - você pode fazer um pouco de limpeza (varrer) ou você pode fazer uma arrumação completa (varrer, passar pano, tirar pó, arrumar as coisas fora do lugar, organizar seu guarda roupa e por ai vai ... rsrs) E além disso, o uso do clean up dá um entendimento de tarefa completada e de arrumação.

  • This bedroom must be cleaned up.
  • Let’s go! We can clean up this mess later.
  • The room I cleaned up is hers.

Quando adiciona-se "up", sugere uma ideia de uma ação feita por completo.

Você pode conferir nesse artigo no site do AluraLigua sobre Phasal Verbs E ter mais exemplos sobre o uso de verbos com a adição do up.

Espero ter ajudado, Abs.

solução!

Olá Kaio,

Tanto "to clean" quanto "to clean up" podem ser usados sem problema nenhum.

A principal diferença entre esses dois é que o verbo to clean" se refere a sujeira, ou também que a limpeza deve ser bem executada; já o phrasal verb "to clean up" pode ter esse sentido de "limpar", mas pode também ser relacionado simplesmente a desordem ou bagunça, ou seja, pode ser também traduzido como "arrumar", além de "limpar".

Dando um exemplo:

  • You must clean your room. (Você deve limpar o seu quarto.)
    • _passa uma nuance de que o quarto está sujo e deve ser limpo perfeitamente
  • You must clean up your room. (Você deve limpar/arrumar o seu quarto.)
    • pode ser que o quarto esteja sujo, mas pode ser que esteja somente bagunçado, e talvez bastasse apenas organizar as coisas

Abraços!