4
respostas

Could you help me choose a present for my girlfriend?

Could you help me choose a present for my girlfriend? antes do choose não tem o to pq o could é modal é isso?

4 respostas

Olá Hugo,

Ótima pergunta! Na verdade não é bem isso, pois o verbo modal "could" nesse caso está se referindo ao verbo "to help" (por isso não tem "to" antes de "help"), e não ao verbo "to choose".

O caso aqui é uma exceção do inglês, pois o verbo "to help", quando usado juntamente com outro verbo, é um caso especial, onde podemos usar o segundo verbo tanto na forma com ou sem o "to". Em geral é uma questão de escolha do falante, mas é beeeeem frequente a omissão do "to", tanto que em alguns casos soaria estranho o uso com o "to".

  • I helped the lady cross the road. (Eu ajudei a senhora a atravessar a rua.)
  • I helped the lady to cross the road. (Eu ajudei a senhora a atravessar a rua.)

Ambas as frases são corretas, mas a versão sem o "to" é mais comum.

Abraços!

Não deveria ser "to my girlfriend "?ja que o presente esta sendo direcionando para a namorada, e não pelo motivo dela ser a namorada?

Olá Carlos,

Preposições é um dos temas mais complexos em inglês ou qualquer outro idioma, especialmente nesse caso de "for" vs. "to". É difícil delinear alguma regra nesse caso que não tenha muitas exceções, por isso costuma ser melhor ir aprendendo com o tempo os verbos com as preposições que os acompanham. Exemplos:

  • you "buy" (comprar) something "for" someone

mas

  • you "give" (dar) something "to" someone

E existem ainda os casos onde ambos podem ser usados, com essa mudança de sentido que você comentou.

Porém, como vimos na frase que você citou, e podemos ver também no dicionário Cambridge online (https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles/choose), o verbo "to choose" quando se refere a uma pessoa usa a preposição "for".

Com o tempo e exposição à língua, isso ficará cada vez mais automático na maioria dos casos, especialmente naqueles que usamos com mais frequência.

Abraços!

Muito boa explicação! Thanks ;)