Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Do you know where I can buy dollars?

Na frase:

Posso comprar dólares? Can I by dollars?

Já nessa:

Você sabe onde eu posso comprar dólares? Do you know where I can buy dollars?

Seria errado dizer Do you know where can I buy dollars?

2 respostas
solução!

Olá Ewerton,

Isso se dá pois a pergunta nessa frase é "Do you know..."; a parte "...where I can buy dollars" é uma oração subordinada, e em orações subordinadas usamos a ordem normal, sem a inversão. Assim:

  • Can I buy dollars? - a pergunta é o "can", e temos apenas a oração principal, assim há a inversão
  • Where can I buy dollars? - a pergunta é o "where", e temos apenas a oração principal, assim há a inversão
  • Do you know where I can buy dollars? - a pergunta é o "Do you know", que é a oração principal, e temos também uma oração subordinada, na qual sempre se usa a ordem normal

Outros exemplos:

  • Who is she? - a pergunta é o "who", e temos apenas a oração principal, assim há a inversão
  • Do you know who she is? - a pergunta é o "Do you know", que é a oração principal, e temos também uma oração subordinada, na qual sempre se usa a ordem normal

E mais um:

  • When should we leave? - a pergunta é o "when", e temos apenas a oração principal, assim há a inversão
  • Do you know when we should leave? - a pergunta é o "Do you know", que é a oração principal, e temos também uma oração subordinada, na qual sempre se usa a ordem normal

Abraços!

Entendi, obrigado