1
resposta

[Dúvida] Like e how

A diferença do how e do like não seria pq o how se usa para perguntas? Por que neste caso se usa o like?

1 resposta

Na verdade o like pode ser utilizado para perguntas, mas ele sempre vai vir acompanhado de algum advérbio interrogativo como nesse caso o "What". No inglês, "How", "as" e "like", tem o mesmo significado para nós na língua portuguesa, e realmente a forma mais fácil de diferenciar é que o How é geralmente utilizado nas perguntas. Mas em alguns casos você deve usar o like, como quando você quer saber a descrição de algo ou alguém, por exemplo, você vai usar "What ... like?". Ex.: Se eu quero saber como é a sua nova professora, se ela é alta, baixa, loira, morena, etc., pode parecer que é a mesma coisa, mas se eu perguntar "How is your new teacher?" a pessoa provavelmente vai responder "She is fine", porque essa pergunta dá a entender que você quer saber como a pessoa está. Então nesse caso eu devo usar "What is your new teacher like?", nesse caso é uma pergunta, e eu quero saber como a nova professora é (uma descrição), mas eu não utilizo o How, e sim o like, acompanhado do What. Óbvio que nesse caso eu começo a frase com o What, mas na situação que você trouxe ele também está pedindo uma descrição, de quais brinquedos a pessoa costumava brincar, e no meu entendimento, essa frase que é muito usada ("Like what?") é uma mera inversão e abreviação do What ... like?. Espero que dê pra entender.