1
resposta

Dúvida sobre acentuação

Na primeira aula e explicação vemos que o acento agudo vem nas frases exclamativas e interrogativas, que é para dar maior entonação nessa parte da palavra, no caso da frase "¿Cómo estás?". Como saber que o agudo viria no primeiro ou no segundo? Existe uma regra para tal?

1 resposta

Olá Bruno,

Não é exatamente para dar mais entonação, mas sim uma marca gramatical que, quando essas palavras estão em orações interrogativas ou exclamativas (diretas ou indiretas) elas pedem o uso da tilde. Já essas mesmas palavras, quando são usadas como advérbios ou pronomes relativos, não têm a tilde. Por exemplo, em perguntas diretas (com a tilde):

  • ¿Qué ha dicho? (O que ele/ela disse?)
  • ¡Cómo eres guapa! (Como você é linda!)

Em perguntas indiretas (com a tilde):

  • No sé quién va a venir. (Eu não sei quem vai vir.)
  • Quiero saber dónde está la tienda. (Eu quero saber onde está a loja.)

Como pronomes ou advérbios (sem a tilde):

  • Cuando llegue ella, podremos empezar. (Quando ela chegar, nós poderemos começar.)
  • ¿Estás buscando un lugar donde dormir? (Você está buscando um lugar onde dormir?)

Sobre a sua pergunta, a tilde vai SEMPRE nessa palavra interrogativa/exclamativa como "cual", "como", "que", "quien", etc. O acento agudo de "estás" é por causa da conjugação dele mesmo, nunca muda, igual em português:

  • yo estoy
  • tú estás
  • él/ella está
  • nosotros estamos
  • vosotros estáis
  • ellos/ellas están

Abraços!