A utilização do "where" se aplica para os demais pronomes tbm? Ou nos casos abaixo teria que utilizar o "was"? Ex.:
- If he were you
- If she were you
- If it were you
A utilização do "where" se aplica para os demais pronomes tbm? Ou nos casos abaixo teria que utilizar o "was"? Ex.:
Passado do subjuntivo sempre será com were.
Lembrando que em alguns lugares (músicas, livros, sites) você pode encontrar o "If I was you". Mas o formal na norma culta é were mesmo. Eu não sei totalmente se está certo assimilar dessa forma... Mas para essa regrinha eu sempre lembro da música da Beyoncé: "If I were a boy".
Olá Marcelo,
Sim, a utilização do were se aplica aos demais pronomes, mas como o @Marcos disse, utilizando o Modo Subjuntivo (Subjunctive Mode), expressando a ideia de que é algo irreal, é uma possibilidade, um desejo. (1) Portanto, o verbo to be no Past Subjunctive será sempre were não importa a pessoa (pronome, sujeito):
No site do AluraLíngua, tem dois artigos que explicam muito bem o uso dessas condicionais:
if-clauses-saiba-o-que-e-e-como-utilizar-corretamente-em-ingles
was-e-were-quando-usar-em-ingles
(2) Reforçando que essas situações acima, não refletem a realidade. Porém quando você está falando de situações reais, o uso do "was" e "were" devem seguir a gramática normal:
Ai, fica uma boa dica, do Marcos, de música para o professor @Fabrício Carraro postar no canal do Alura Língua na série Aprendendo Inglês com , a música "If I were a boy" da Beyonce.
Outras Fontes: (1) were ou was ...
Espero ter ajudado, Abs.
Olá Marcelo,
Eles explicaram perfeitamente mesmo :)
Abraços!