Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Dúvida sobre verbo no subjutivo "If I were you"

A utilização do "where" se aplica para os demais pronomes tbm? Ou nos casos abaixo teria que utilizar o "was"? Ex.:

  • If he were you
  • If she were you
  • If it were you
3 respostas

Passado do subjuntivo sempre será com were.

Lembrando que em alguns lugares (músicas, livros, sites) você pode encontrar o "If I was you". Mas o formal na norma culta é were mesmo. Eu não sei totalmente se está certo assimilar dessa forma... Mas para essa regrinha eu sempre lembro da música da Beyoncé: "If I were a boy".

Olá Marcelo,

Sim, a utilização do were se aplica aos demais pronomes, mas como o @Marcos disse, utilizando o Modo Subjuntivo (Subjunctive Mode), expressando a ideia de que é algo irreal, é uma possibilidade, um desejo. (1) Portanto, o verbo to be no Past Subjunctive será sempre were não importa a pessoa (pronome, sujeito):

  • I wish I were rich (Quem dera se eu fosse rico).
  • She wishes her mom were there with her (Ela adoraria que a mãe dela estivesse lá com ela).
  • If he were there, he'd get really nervous as well. (Se ele estivesse lá ele também ficaria muito nervoso).

No site do AluraLíngua, tem dois artigos que explicam muito bem o uso dessas condicionais:

if-clauses-saiba-o-que-e-e-como-utilizar-corretamente-em-ingles

was-e-were-quando-usar-em-ingles

(2) Reforçando que essas situações acima, não refletem a realidade. Porém quando você está falando de situações reais, o uso do "was" e "were" devem seguir a gramática normal:

  • If I was rude to you, I apologize ( Se fui rude contigo, me desculpa).
  • If she was happy, I was happy (Se ela foi feliz, eu também fui).

Ai, fica uma boa dica, do Marcos, de música para o professor @Fabrício Carraro postar no canal do Alura Língua na série Aprendendo Inglês com , a música "If I were a boy" da Beyonce.

Outras Fontes: (1) were ou was ...

(2) conditional sentences

Espero ter ajudado, Abs.

solução!

Olá Marcelo,

Eles explicaram perfeitamente mesmo :)

Abraços!