Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Eu posso usar o "that" ao invés do "it" nessa frase?

Eu confundo bastante o uso do" that" e do "it" e gostaria de saber quando eu devo usar exatamente cada um. Podem me ajudar por favor?

  • Your English is already very good.
  • Thanks! But I want to improve it."

Nessa frase usam o "it", mas eu gostaria de saber se eu conseguiria usar o "that" no lugar do "it".

1 resposta
solução!

Olá Lucas,

Então, é uma dúvida comum quando usar o "it", o "that" e o "this". Em alguns casos podemos usar todos os 3 sem grande mudança de sentido, já em outros casos o uso dos outros soaria estranho.

Em geral, poderia dizer que usa-se bastante o "that" no lugar do "it" quando falamos sobre algum objeto inanimado ou conceito abstrato, mas ambos podem ser corretamente usados - a diferença é de nuance, onde "it" costuma ser mais neutro, e "that" mais enfático.

O "this" é geralmente usado para especificar que você está falando sobre 'esta' coisa (e não uma outra).

Por o "that" ser mais geral, ele é muitas vezes usado mesmo pra indicar "isso".

  • I can do it. (Eu posso fazer isso.)
  • I can do that. (Eu posso fazer isso.)
    • ambas são corretas

Porém, no caso da frase que você citou, apesar de ambas serem gramaticalmente corretas, seria ligeiramente estranho o uso do "that" neste caso, sendo mais comum a versão com "it".

E em frases com sujeito inexistente estaria errado usar o "that". Exemplo:

  • It is raining. (Está chovendo.)

É algo que você vai ganhar um "feeling" disso também com o tempo, quanto mais você ler e assistir conteúdo em inglês, pois muitos desses usos não têm exatamente uma regra, mas sim uma convenção.

Um abraço!