1
resposta

Formal ou informal

¿Tiene usted alguna preferencia? podemos dizer também: Tienes alguna prefeerencia?

1 resposta

Olá Eloane,

Primeiro uma coisa, corretamente seria: "¿Tienes alguna preferencia?"

Mas respondendo à sua pergunta, pode dizer sim! A questão do uso do "tú" e do "usted" em espanhol varia tanto em questão de formalidade, mas também de país para país.

Em uma parte dos países, como Espanha e grande parte dos países latinos, essa distinção é feita como você mencionou, "(tú) tienes" seria a versão mais informal, entre amigos, família e pessoas jovens, e também o "vosotros" no plural. Já "(usted) tiene" ou "tiene (usted)" seria a versão formal, tal qual "ustedes" no plural.

Em outra parte dos países latinos, é usado sempre a forma "usted" (e sua conjugação) e "ustedes", seja para o modo informal quanto o formal, e não usando nunca o "tú" nem o "vosotros". Isso é mais ou menos como fazemos em grande parte do Brasil, usando apenas o "você" e "vocês", e ignorando o "tu" e o "vós".

Existem ainda outros países (nomeadamente Argentina, Uruguai e parte do Paraguai) que usam uma outra forma extra, o "vos", com sua respectiva conjugação (não confundir com "vosotros", é outro pronome, usado para o singular mesmo). Essa conjugação só será ensinada no vindouro curso avançado, para não confundir mais ainda os alunos com conjugações extras.

Abraços!