Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Going

Na frase "When are you going on vacation?", Porque não usar "When are you go on vacation?" ao invés do gerundio?.

5 respostas

Olá Matheus,

Lembre-se que para fazer perguntas com verbos normais (sem ser no gerúndio) precisamos do auxiliar "do". Então a frase "When are you go...?" não faz sentido, mas seria correto dizer:

  • When do you go on vacation?

Isso comumente é usado pra uma pergunta mais geral, como alguém querendo saber em que mês você "geralmente" vai de férias. Mas dependendo do contexto, daria para ser usado no sentido das "suas próximas férias".

Também seria correto usar a forma do futuro com "will":

  • When will you go on vacation?

E aqui meio que tanto faz usar qualquer uma das três, é mais uma questão de escolha do falante. Apenas saiba que é bem comum usar a forma do Gerúndio para falar sobre algo que vai ocorrer em um futuro próximo.

Abraços!

Então outra regra para o verbo ficar no gerundio, é a ausencia do auxiliar DO?!.

Olá Matheus,

Não sei se entendi bem a sua pergunta.

O gerúndio é formado sempre pelo verbo "to be" + o verbo principal na forma "-ing":

  • to go - I am going, you are going, he is going, we are going
  • to work - I am working, you are working, he is working, we are working
  • etc

E essa forma do gerúndio no geral tem o significado (1): de algo que você está fazendo agora mesmo:

  • I am working right now. (Eu estou trabalhando agora.)

Mas ela também pode ser usada para (2): falar sobre algo que você vai fazer no futuro:

  • I can't go to the party, I am working this Saturday. (Eu não posso ir à festa, eu estou trabalhando/vou trabalhar nesse sábado.)

Porém, a frase que você escreveu estava errada. Você escreveu: "When are you go on vacation?". Para formar o gerúndio, você precisaria do verbo na forma do "-ing", certo? Então o correto seria:

  • When are you going on vacation?

Que neste contexto, o gerúndio está sendo usado no sentido (2), falando sobre o futuro.


Dito isto, o resto do meu post foi para explicar que existem outras maneiras de indicar o futuro:

  • (a) - com "will": When will you go on vacation?
  • (b) - com o Present Continuous, que chamamos de gerúndio, como já expliquei: When are you going on vacation?
  • (c) - com o Presente simples: When do you go on vacation?

As 3 acima estão corretas.

Talvez a sua confusão seja em como formular perguntas em inglês. Esse artigo aqui pode te ajudar.

Se for esse o caso, podemos ir no passo a passo. Vamos começar com a letra (b), que temos o gerúndio. Se fosse uma afirmação, teríamos:

  • You are going on vacation.

Para transformar em uma pergunta, lembre-se (está explicado nesse artigo aí também) que como essa é uma pergunta com o verbo "to be" (o gerúndio usa "to be" + verbo na forma "-ing", certo?), então basta inverter o sujeito e o verbo. Assim, temos:

  • Are you going on vacation?

E aí basta adicionar a question word "when":

  • When are you going on vacation?

Porém, fazendo um passo a passo para a letra (c), que usa o Presente simples, teríamos na afirmação:

  • You go on vacation.

Para transformar em uma pergunta, lembre-se que como essa é uma pergunta com verbo normal (não é com "to be" nem com verbos modais), então não altera-se a ordem, mas precisamos do auxiliar "do":

  • Do you go on vacation?

E aí basta adicionar a question word "when":

  • When do you go on vacation?

Era isso? Qualquer coisa, dá um toque!

Abraços!

Aaah, então podemos indicar o futuro com outros verbos no gerundio além do "going".

solução!

Olá Matheus,

Ah, sim sim. Com qualquer verbo, e o contexto vai dizer se é algo que está acontecendo nesse momento ou se é algo no futuro:

  • I'm leaving tomorrow.
  • I'm leaving, see you soon!

Ou:

  • I'm working this Saturday.
  • I can't talk to you, I'm working.

Abraços!