Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Had e Has

Percebo que confundo bastante os dois. Poderia dar uma reforçada neste assunto para que eu não erre mais?

Taushiro is a language that has been around for decades.

(eu sempre coloco had)

Desde já agradeço!

2 respostas
solução!

Fala Leandro,

Aqui na verdade é algo mais profundo, que é a diferença do Present Perfect com o Past Perfect.

Vamos começar do básico. Esse verbo aí é o "to have" (ter), e no Presente, a conjugação dele na 3ª pessoa do singular vai mudar pra "has". Exemplos:

  • I have a car. (Eu tenho um carro.)
  • You have a car. (Você tem um carro.)
  • He has a car. (Ele tem um carro.)
  • She has a car. (Ela tem um carro.)
  • We have a car. (Nós temos um carro.)
  • They have a car. (Eles têm um carro.)

Até aí tranquilo, né? Continuando, temos o "Simple Past", o Passado Simples, que é equivalente ao Pretérito Perfeito do português (ou às vezes ao Pretérito Imperfeito, depedendo do contexto). No Simple Past, a forma é sempre a mesma para todos, e o Simple Past de "to have" é "had". Exemplos:

  • I couldn't go to the party because I had a problem. (Eu não pude ir à festa porque eu tive um problema.)
  • She had a baby. (Ela teve um bebê.)
  • He had cancer. (Ele teve câncer.)
  • We had a house in the mountain. (Nós tínhamos/tivemos uma casa nas montanhas.)

Agora chegamos na parte interessante. Em inglês, como você já deve ter visto nas aulas, existe outro tempo verbal, o Present Perfect, que assim como o Simple Past, também equivale (geralmente) ao Pretérito Perfeito do português, mas com uma diferença - ele indica algo que aconteceu no passado mas tem relação com o Presente. E para formar esse tempo verbal, a gente usa o verbo "to have" como auxiliar (conjugado no Presente) e mais o verbo principal na forma do Particípio (que pra verbos regulares é igual ao Simple Past, só colocar "-ed" no final, mas pra verbos irregulares é aquela 3º coluna, tem que memorizar, infelizmente). Tem esse artigo aqui no blog da Alura Língua que explica direitinho tudo sobre o Present Perfect, comparando com o Simple Past também.

Essa frase que você mencionou está no Present Perfect. O verbo principal é "to be" (ser, estar), que é irregular, e sua forma no Particípio é "been", e como estamos falando da 3ª pessoa do singular, usamos a forma "has" para o auxiliar:

  • I have been around for decades.
  • He has been around for decades.
  • Taushiro is a language that has been around for decades.

Por fim, temos também outro tempo verbo, o "Past Perfect", que é o passado do passado, ou seja, equivale ao nosso Pretérito Mais Que Perfeito ("eu tinha feito", "ela tinha comido", "nós tínhamos saído", etc.). E para formar esse tempo verbal, a gente usa o verbo "to have" como auxiliar (conjugado no Simple Past, então vai ser sempre "had") e mais o verbo principal na forma do Particípio:

  • Before 2007, I had never been to Europe in my life. (Antes de 2007, eu nunca tinha estado na Europa na minha vida.)

E claro, tem esse artigo aqui no blog da Alura Língua que explica direitinho tudo sobre o Past Perfect, comparando com o Present Perfect também.

E dependendo do contexto, poderíamos usar o Past Perfect nessa frase também, mudando-a um pouco:

  • Taushiro was a language that had been around since 6000 BC, but it died around the year 1000 BC. (Taushiro era uma língua que tinha/havia estado por aí desde 6000 antes de Cristo, mas ela morreu lá pelo ano 1000 antes de Cristo.)

Abraços!

Perfeito, muito obrigado pela explicação super completa!