Percebo que confundo bastante os dois. Poderia dar uma reforçada neste assunto para que eu não erre mais?
Taushiro is a language that has been around for decades.
(eu sempre coloco had)
Desde já agradeço!
Percebo que confundo bastante os dois. Poderia dar uma reforçada neste assunto para que eu não erre mais?
Taushiro is a language that has been around for decades.
(eu sempre coloco had)
Desde já agradeço!
Fala Leandro,
Aqui na verdade é algo mais profundo, que é a diferença do Present Perfect com o Past Perfect.
Vamos começar do básico. Esse verbo aí é o "to have" (ter), e no Presente, a conjugação dele na 3ª pessoa do singular vai mudar pra "has". Exemplos:
Até aí tranquilo, né? Continuando, temos o "Simple Past", o Passado Simples, que é equivalente ao Pretérito Perfeito do português (ou às vezes ao Pretérito Imperfeito, depedendo do contexto). No Simple Past, a forma é sempre a mesma para todos, e o Simple Past de "to have" é "had". Exemplos:
Agora chegamos na parte interessante. Em inglês, como você já deve ter visto nas aulas, existe outro tempo verbal, o Present Perfect, que assim como o Simple Past, também equivale (geralmente) ao Pretérito Perfeito do português, mas com uma diferença - ele indica algo que aconteceu no passado mas tem relação com o Presente. E para formar esse tempo verbal, a gente usa o verbo "to have" como auxiliar (conjugado no Presente) e mais o verbo principal na forma do Particípio (que pra verbos regulares é igual ao Simple Past, só colocar "-ed" no final, mas pra verbos irregulares é aquela 3º coluna, tem que memorizar, infelizmente). Tem esse artigo aqui no blog da Alura Língua que explica direitinho tudo sobre o Present Perfect, comparando com o Simple Past também.
Essa frase que você mencionou está no Present Perfect. O verbo principal é "to be" (ser, estar), que é irregular, e sua forma no Particípio é "been", e como estamos falando da 3ª pessoa do singular, usamos a forma "has" para o auxiliar:
Por fim, temos também outro tempo verbo, o "Past Perfect", que é o passado do passado, ou seja, equivale ao nosso Pretérito Mais Que Perfeito ("eu tinha feito", "ela tinha comido", "nós tínhamos saído", etc.). E para formar esse tempo verbal, a gente usa o verbo "to have" como auxiliar (conjugado no Simple Past, então vai ser sempre "had") e mais o verbo principal na forma do Particípio:
E claro, tem esse artigo aqui no blog da Alura Língua que explica direitinho tudo sobre o Past Perfect, comparando com o Present Perfect também.
E dependendo do contexto, poderíamos usar o Past Perfect nessa frase também, mudando-a um pouco:
Abraços!
Perfeito, muito obrigado pela explicação super completa!