Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

I've invited or I invited

Olá equipe AluraLingua,

Na sentença: I invited some friends for dinner tomorrow and I have to buy some ingredients. Não seria melhor usar o present perfect na primeira oração? I've invited some friends for dinner..."

Pois é algo que aconteceu no passado e tem relação com o presente.

Vlw

1 resposta
solução!

Olá Diego,

Os casos de uso de Simple Past x Present Perfect são cada vez mais misturados hoje em dia, e vai depender da pessoa pra quem você perguntar. Um inglês talvez usasse a forma do Present Perfect, já um norte-americano certamente preferiria a forma do Simple Past.

Existem casos onde a diferença é clara e importante, como "Have you ever...?", "I've never..." e muitos outros com nuances mais visíveis, mas neste caso em específico ambos podem ser usados sem grande distinção, e norte-americanos vão preferir a forma sem o "have" por ser mais curta e soar mais natural para eles, mesmo a outra forma sendo mais "correta".

É um daqueles casos nos quais, como todos passaram a usar uma forma, ela não é mais considerada exatamente incorreta. Assim, fica a vantagem de saber que em muitos casos, especialmente quando o tempo não estiver definido (ontem, semana passada, nos últimos meses, etc) você vai poder usar um ou outro sem grandes problemas.

De qualquer forma, vou adicionar essa explicação às notas gramaticais, caso outros alunos tenham a mesma dúvida no futuro.

Abraços!