Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Is your cute friend coming too?

Olá, gostaria de saber se a frase "Does your pretty friend goes too?" é equivalente ao do exercício. E qual seria a diferença entre elas?

1 resposta
solução!

Olá Otávio,

Primeiramente, "cute" e "pretty" nesse sentido de beleza podem ser usados sem grande distinção.

A forma da frase como está no diálogo (Is your cute friend coming too?) usa a forma do presente contínuo, que em português chamamos de gerúndio, e isso pode indicar tanto algo que está acontecendo agora mesmo quanto algo que vai acontecer em um futuro próximo. A gente tem algo similar em português quando diz "Você vem hoje à noite?" - também estamos usando o Presente para falar sobre um futuro próximo.

Agora, tem uma diferença mais sutil entre os verbos "to go" (ir) e "to come" (vir). O uso de "to go" daria um foco que a pessoa vai ir a algum outro lugar, onde não necessariamente o falante estará. Já o uso de "to come" passa a nuance de que é um lugar onde o falante também estará, por isso é mais comum o seu uso.

Mais um ponto, a sua frase com o "Presente" normal daria a ideia de uma ação repetida, que "ele sempre vai lá". Então ficam abaixo algumas sugestões de frases corretas:

  • Is your cute/pretty friend coming too?
    • present contínuo (gerúndio) para falar sobre futuro próximo
  • Will your cute/pretty friend come too?
    • futuro mais incerto com "will"
  • Is your cute/pretty friend going to come too?
    • futuro (quase certeza) com "going to", pode soar meio estranho aqui

Abraços!