Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

it x that x this

Bom dia professor, Existe alguma regra que eu possa usar para identificar quando utilizar corretamente o (it x that x this)? Grato

2 respostas
solução!

Olá Gustavo,

Então, é uma dúvida comum quando usar o "it", o "that" e o "this". Em alguns casos podemos usar todos os 3 sem grande mudança de sentido, já em outros casos o uso dos outros soaria estranho.

Em geral, poderia dizer que usa-se bastante o "that" no lugar do "it" quando falamos sobre algum objeto inanimado ou conceito abstrato, mas ambos podem ser corretamente usados - a diferença é de nuance, onde "it" costuma ser mais neutro, e "that" mais enfático (e muitas vezes um pouco mais informal).

O "this" é geralmente usado para especificar que você está falando sobre 'esta' coisa (e não uma outra).

Por o "that" ser mais geral, ele é muitas vezes usado mesmo pra indicar "isso".

  • I can do it. (Eu posso fazer isso.)
  • I can do that. (Eu posso fazer isso.)
    • ambas são corretas

Ou:

  • Do you like to play it/that?
    • ambas são corretas, mas "that" soa um pouquinho mais informal
  • Lucy, do you like movies? Well, it/that depends.
    • ambas são corretas, mas "that" soa um pouquinho mais informal

É algo que você vai ganhar um "feeling" disso também com o tempo, quanto mais você ler e assistir conteúdo em inglês, pois muitos desses usos não têm exatamente uma regra, mas sim uma convenção.

Um abraço!

Eu lembro de ter visto que it seria mais geral, englobando, de certa forma this e that. Daí em questão de "localização" teria this que seria equivalente a "isto" (mais "próximo", digamos) e that que seria equivalente a "aquilo" (mais "distante, digamos). Não sei se estou lembrando corretamente, mas seria isso