Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Present Perfect

Olá

Gostaria de saber qual a função e porque "been" está nessa frase: "You've been introduced already!"

E se eu respondesse "You've already introduced" estaria errado?

Muito obrigado pela ajuda :)

1 resposta
solução!

Olá David,

O Present Perfect é um tempo verbal usado para falar sobre o passado, mas diferente do Simple Past, seria algo que aconteceu no passado mais ainda tem relação com o presente, ou então algo que acabou de acontecer (geralmente junto com alguns advérbios como "just", "already", etc).

Para formá-lo, precisamos do verbo "to have" como auxiliar, e depois a forma do verbo principal no Particípio. O Particípio de verbos regulares é bem fácil de formar, já que é igual ao Simple Past (só adicionar "-ed" ao verbo), porém para verbos irregulares será necessário memorizar - ele é a 3ª coluna daquelas clássicas tabelas de verbos irregulares em inglês.

Aqui, temos o Present Perfect do verbo "to be" (ser, estar). Lembrando que ele é um verbo irregular, e as formas dele são:

  • to be (infinitivo) - was/were (Simple Past) - been (Particípio)

Ou seja, para formar o Present Perfect do verbo "to be", teremos: "have been" (ou "has been" para a 3ª pessoa do singular).

Voltando à frase original, temos:

  • You've been introduced already.

E o "have" foi abreviado ali, então poderíamos dizer também:

  • You have been introduced already.

Traduzindo: "Vocês foram apresentados já." Onde o "have been" equivale ao "foram", ou seja, o passado do verbo "to be" (ser, estar). Como existe uma relação com o presente, usa-se o Present Perfect, e não o Simple Past.

A frase "You've already introduced" que você sugeriu seria o "Present Perfect" do verbo regular "to introduce" (apresentar, introduzir), e podemos traduzi-la como "Você já apresentou" ou "Vocês já apresentaram", mas nota que falta um complemento ali, né? Soa estranho mesmo em português.

Se quiser mais detalhes, tem também um artigo bem legal no blog da Alura Língua sobre o Present Perfect em inglês e a diferença dele quanto ao Simple Past.

Abraços!