Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se
Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se

Solucionado (ver solução)

presente perfeito GOT

Boa tarde!

Na frase: "Hmmm… I got the one on the left. Is it mine or yours?", percebemos que ela acabou de pegar o ticket e que esse fato tem relação com o presente, já que ela está perguntando qual dos bilhetes pertence a qual dos dois. Desse modo, não deveríamos construir a frase usando o Present Perfect?

ex: Hmmm… I HAVE GOTTEN the one on the left. Is it mine or yours?

2 respostas
solução

Olá Ley,

Ótima pergunta. Então, isso é mais uma questão de uso do que outra coisa. Nesse caso, ambas as formas até que são gramaticalmente corretas, porém é muito mais natural o uso da forma no Simple Past ("I got"). O uso da forma no Present Perfect ("I've got" no Reino Unido ou "I've gotten" nos EUA) neste caso soaria excessivamente formal.

Outra maneira de pensar pode ser dizer que o ato de "get" foi pontual e já acabou no passado, ele não pode alterar isso. O que tem relação com o presente são os bilhetes, não o ato de pegá-los, e por isso é melhor o Simple Past.

De qualquer forma, isso é algo que ocorre com frequência na língua inglesa e em outras línguas - não usar a forma que seria necessariamente a mais correta, e você verá isso com certa frequência, principalmente no inglês americano, e requer simplesmente muito contato com o idioma, mas neste caso até mesmo os britânicos usariam apenas "got".

Outro exemplo é quando você vai atender ao telefone ou à porta, você pode dizer à sua mãe "I got it!", que literalmente seria traduzido de uma maneira estranha e no passado, mas nada mais é do que o nosso "Deixa comigo", "Deixa que eu (faço isso)".

Abraços!

obrigado, fabriciao you are the man