1
resposta

pronuncia

Porque "th" tem som de "F" ? ora não

1 resposta

Olá Morag,

Excelente pergunta. Na verdade, o "th" nunca tem som de "f". Se formos fazer uma análise fonética mais profunda, essa combinação "th" em inglês tem 2 sons possíveis: /ð/ e /θ/.

O problema é que não temos nenhum desses sons em português, e por isso tentamos achar sempre algo que se aproxime, por isso muita gente diz que tem "som de 'f'". Vou tentar explicar de maneira resumida.

Ambos os sons são feitos colocando a ponta da língua no meio dos dentes, como nesta imagem, mas tem algumas diferenças:

  • para fazer o som /θ/ (que geralmente falamos que parece com "f" ou "s" em português) você precisa colocar a ponta a língua no meio dos dentes e tentar soltar um pouco de ar, sem vibrar a garganta. Tente pronunciar a frase "docinho de pêssego" usando essa estratégia nos fonemas "ci" e "sse". Esse som é usado em palavras como "with" (com), "think" (pensar), "thin" (magro) e muitas outras.

  • para fazer o som /ð/ (que geralmente falamos que parece com "d" ou "z") você precisa colocar a ponta a língua no meio dos dentes e tentar vibrar a garganta um pouco. Esse som é usado em palavras como "there" (lá), "then" (então), "brother" (irmão) e muitas outras.

Não existe uma regra de quando usar cada um deles, portanto a melhor maneira é aprender a pronunciar cada palavra nova que você aprender da maneira correta, com o som correspondente.

Abraços!