Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Quando usar o "is" no final

Olá Só gostaria de saber qual é a situação correta de se usar o "is" no final como na pergunta "Could you tell me where the White House is?"

Obrigado

2 respostas
solução!

Olá Andrei,

Isso ocorre em perguntas indiretas, que é uma forma usada geralmente para soar mais polido, educado. Ou seja, em vez de perguntar simplesmente "Onde está a loja?", você adiciona uma introdução na pergunta, algo como "*Você poderia me dizer onde está a loja?".

Elas sempre começam com algo como "Você sabe....?", "Você poderia me dizer...?", algo assim.

Se você notar o que aconteceu na verdade, não é que o verbo foi pro final e pronto, mas sim que a ordem da frase é a mesma de uma afirmação. Exemplo:

  • The White House is here.

Ou seja, o verbo "is" depois do sujeito. Em perguntas normais, nós temos que inverter isso, certo? Daí fica:

  • Where is the White House?

O verbo "to be" é invertido com o sujeito. Mas em perguntas indiretas, ele simplesmente volta pra posição normal, que teria em uma afirmação (depois do sujeito):

  • Can you tell me where the White House is?

Um outro exemplo para deixar mais claro. Se você for afirmar que alguém é feliz, você diz:

  • He is happy.

Mas para fazer uma pergunta normal, nós invertemos o sujeito e o verbo, certo? Obtendo:

  • Is he happy?

Mas para uma pergunta indireta, a ordem volta a ser aquela "normal" da afirmação:

  • Do you know if he is happy?

Vou adicionar esse exemplo nas Notas Gramaticais da aula para deixar mais claro.

Abraços!

Muito clara sua explicação, parabens Obrigado!!!