2
respostas

That's x It's

Bom dia,

gostaria de saber qual a diferença entre as construções:

That's better than nothing.

It's better than nothing.

A primeira eu já vi no Duo e em outra plataformas de treino a segunda aqui na alura.

At Robert.

2 respostas

Olá Resende,

Então, é uma dúvida comum quando usar o "it", o "that" e o "this". Em alguns casos podemos usar todos os 3 sem grande mudança de sentido, já em outros casos o uso dos outros soaria estranho.

Em geral, poderia dizer que usa-se bastante o "that" no lugar do "it" quando falamos sobre algum objeto inanimado ou conceito abstrato, mas ambos podem ser corretamente usados - a diferença é de nuance, onde "it" costuma ser mais neutro, e "that" mais enfático (e muitas vezes um pouco mais informal).

O "this" é geralmente usado para especificar que você está falando sobre 'esta' coisa (e não uma outra).

Por o "that" ser mais geral, ele é muitas vezes usado mesmo pra indicar "isso".

  • I can do it. (Eu posso fazer isso.)
  • I can do that. (Eu posso fazer isso.)
    • ambas são corretas

Ou:

  • Do you like to play it/that?
    • ambas são corretas
  • Lucy, do you like movies? Well, it/that depends.
    • ambas são corretas

É algo que você vai ganhar um "feeling" disso também com o tempo, quanto mais você ler e assistir conteúdo em inglês, pois muitos desses usos não têm exatamente uma regra, mas sim uma convenção.

Sobre a sua pergunta específica, ambos são corretos e usados, apenas o "that" soa um pouco mais informal.

Um abraço!

Boa tarde,

A dúvida veio porque nas minhas práticas teve exatamente essa frase de imediato utilizei o That... quando fui verificar a resposta esta com It...

Bateu a dúvida vim perguntar...

Muito obg, abs!