3
respostas

This/That

Isso tem o tom de estar perto, no caso, "isso é caro" me parece estar próximo a ele. Nesse caso, ao invés de that não seria correto o uso de this? Tendo em vista que that é para um objeto que não está próximo de você.

3 respostas

Olá Igor,

Isso de perto e longe é como geralmente esse tema é introduzido para alunos que estão aprendendo o idioma, e é verdade em certos casos, mas é uma dúvida comum quando usar o "it", o "that" e o "this". Em alguns casos podemos usar todos os 3 sem grande mudança de sentido, já em outros casos o uso dos outros soaria estranho.

Em geral, poderia dizer que usa-se bastante o "that" no lugar do "it" quando falamos sobre algum objeto inanimado ou conceito abstrato, mas ambos podem ser corretamente usados - a diferença é de nuance, onde "it" costuma ser mais neutro, e "that" mais enfático (e muitas vezes um pouco mais informal).

O "this" é geralmente usado para especificar que você está falando sobre 'esta' coisa (e não uma outra).

Por o "that" ser mais geral, ele é muitas vezes usado mesmo pra indicar "isso".

  • I can do it. (Eu posso fazer isso.)
  • I can do that. (Eu posso fazer isso.)
    • ambas são corretas

No caso da frase que você citou, todas as 3 são corretas também, mas no dia a dia o "that" é um pouco mais usado, e soa um pouco mais natural.

É algo que você vai ganhar um "feeling" disso também com o tempo, quanto mais você ler e assistir conteúdo em inglês, pois muitos desses usos não têm exatamente uma regra, mas sim uma convenção.

Um abraço!

Ótima explicação!

Acho que quando estudamos, deveria ser explicado assim desde o início, porque senão caímos no erro que o Igor citou.

Muitas vezes troco "it" e o "that" nas respostas aos exercícios, e nunca sei quando tem que ser especificamente um, ou quando pode ser usado os dois. Isso acontece também com outros tipos de formações. Uma grande melhoria na plataforma seria mostrar respostas alternativas, também corretas, como no caso de "it/that", present perfect / simple past (quando podem ser usados ambos), "find/think", ocultação do "that" ("I think that..."), e outras do tipo.

Oi Igor,

Obrigado pela resposta!

Fazemos isso de prever possibilidades diferentes e corretas nos exercícios de lacunas, pois no geral são contextos mais "fechados". Já nos outros não é possível pois se tratam de frases completas e abertas - seria bem difícil, pois em muitos casos existiriam inúmeras possibilidades, como em português mesmo.

Abraços!