1
resposta

"Tú" ou "Tí"

"Cuentame más sobre tí". Gostaria de saber se também é possível a forma Tú no final dessa frase. Está correto gramaticalmente? E informalmente é geralmente usado ou é considerado um erro mesmo?

1 resposta

Olá Luiz,

Essa dúvida existe mais no Brasil pois não costumamos usar o "tu" (ou mesmo quando usamos, costuma ser com uma conjugação incorreta).

Porém, vamos lembrar da aula de português da Tia Cotinha no colégio, quando ela falava dos "pronomes pessoais do caso oblíquo" (também conhecidos como "pronomes pessoais de objeto) - que são usadas, entre outros casos, depois de preposições (como "sobre" aqui neste caso). Pra lembrar, dois exemplos:

  • Esse livro é sobre mim. - você não pode dizer "sobre eu"
  • Esse livro é sobre ti. - você não pode dizer "sobre tu"

Ou seja, não usamos os pronomes pessoais do caso reto (de sujeito) "eu" nem "tu", mas sim as suas versões no caso oblíquo (de objeto).

Em espanhol é exatamente a mesma coisa, e eles são chamados de "pronombres personales preposicionales", ou seja, preposicionais - que vêm depois de preposições.

Eles são quase todos iguais aos pronomes pessoais normais, apenas a 1ª e 2ª pessoa do singular ("yo" e "tú") mudam - para "" e "ti", respectivamente.

Resumindo: quando houver preposição, use as formas preposicionais "" e "ti".

Abraços!