3
respostas

Vídeos do professor sem acessibilidade

Por que os vídeos de explicação do professor não são transcritos? Pois quem é cego, igual eu, se perde um pouco durante. Seria melhor seguir o padrão feito lá nos cursos de programação, onde tem a explicação do conteúdo e em baixo a transcrição

3 respostas

Olá Rhaniel,

Obrigado pela mensagem. Você poderia me explicar, por favor, quais foram as suas dificuldades para acompanhar as aulas? E quais aulas foram essas, se você se lembrar?

Temos 270 aulas na Alura Língua, e criar transcrições pra todas levariam algum tempo, mas o principal é que gostaríamos de saber se vale a pena mesmo, pois na maioria dos vídeos de explicação o vídeo com os slides é apenas complementar, sendo que tudo é explicado no áudio mesmo.

Fico no aguardo da sua resposta! Um abração!

    Olá, tudo bem? Então a questão principal é que sendo cego eu não tenho acesso a esses slides visualmente. Quer dizer, só consigo ouvir sua explicação e não vejo o que se passa no vídeo em si. Então começa aí o problema, considerando que uma inclusão se dá em deixar todos de pé de igualdade ao acesso dos conteúdos. Daí mesmo que as vídeo-aulas sejam complementares eu preciso ter acesso a elas e, por isso, com uma transcrição do vídeo conforme é feito na alura tecnologia, se torna possível eu conseguir ter um meio de leitura por texto do que aparece nesses tais slides durante a explicação. Outro ponto é que, quando eu clico em notas gramaticais, tradução literal, simplesmente acontece nada pra mim. Talvez visualmente aparece um card ou algo do tipo; porém, eu que uso leitor de telas não tenho acesso a absolutamente nada disso. Outra coisa que precisa ser corrigida urgentemente. E, bem, estou fazendo o curso de inglês lá nos primeiros módulos, no curso iniciante        

Obrigado, Rhaniel, por esses pontos. Vou encaminhá-los para o nosso time de acessibilidade e tecnologia.