Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

when did you realize/realized

oi! a frase "Quando você percebeu isso?" pode ser interpretada no passado? When did you realized that? ou ela precisa ser necessariamente no presente, com realize.?

2 respostas
solução!

Olá Lucien,

Na verdade, quando usamos o "did" pra fazer uma pergunta, isso já indica o passado, não o presente. Vamos passo a passo:

  • 1 - I constantly realize that only after it's over. (Eu constantemente percebo isso só depois que terminou.)
    • forma afirmativa no Presente
  • 2 - I only realized that after he left. (Eu só percebi isso depois que ele saiu)
    • forma afirmativa no Simple Past
  • 3 - Do you realize that nothing makes sense? (Você percebe que nada faz sentido?)
    • pergunta no Presente
  • 4 - Did you realize that he left without paying? (Você percebeu que ele saiu sem pagar?)
    • pergunta no Simple Past

Ou seja, como já temos o auxiliar "did" na forma do Simple Past, o verbo principal fica na forma do infinitivo.

O mesmo ocorre quando conjugamos a 3ª pessoa do singular, para a qual geralmente adicionamos o sufixo "-s", certo?

  • I like pizza. (Eu gosto de pizza.)
  • He likes pizza. (Ele gosta de pizza.)

Porém, para fazer uma pergunta:

  • Does he like pizza? (Ele gosta de pizza?)

Ou seja, como o auxiliar "does" já está conjugado na 3ª pessoa do singular, o verbo principal fica na forma do infinitivo também, sem o sufixo "-s".

Abraços!

Uau! entendi, muito obrigado!!