2
respostas

[Dúvida] Uso do Do

Quando eu sei que eu uso o verbo auxiliar em um verbo? Quando eu sei que eu tenho que utilizar o Do?

2 respostas

O verbo auxiliar é usado em frases negativas e interrogativas. Exemplo: Vamos coloca na negativa e na interrogativa a frase "Você falo inglês" - You speak English.

Negativa: You do not speak English. Interrogativa: Do you speak English? Interrogativa negativa: Do not you speak English?

Normalmente, a expressão do not é escrita e falada da seguinte forma:

do + not = don't

Exemplo:

You don't know me.

Observe ainda que na terceira pessoa do singular do nosso presente do indicativo (present tense), a conjugação é does e não do. Isto altera também a escrita e fala na negativa e na interrogativa.

Exemplo:

"He does not cook well" escreve-se e fala-se normalmente assim: He doesn't cook well.

Observe ainda que do pode ser colocado em frase afirmativa para dar ênfase a um assunto.

I like to drink orange juice - eu gosto de beber suco de laranja.

I do like to drink orange juice - a leitura neste caso deve ser feita de forma enfática. É como se falasse "eu gosto mesmo de beber suco de laranja".

Olá Bárbara,

Esse artigo também pode ajudar: https://www.aluralingua.com.br/artigos/como-fazer-perguntas-em-ingles

Abraços!